Descrição
O presente livro, fruto de reflexões práticas e teóricas compartilhadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições, do Rio de Janeiro e Santa Catarina, nasceu do compromisso coletivo de educadores e educadoras em pensar e praticar uma educação de surdos que garanta a esses sujeitos o direito de aprender a ler e a escrever em sua segunda língua: a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita.
Os textos, todos resultantes de pesquisas e práticas desenvolvidas com sujeitos surdos, nos convidam a refletir sobre a importância da leitura e da escrita enquanto possibilidade de acesso a conhecimentos e informações culturalmente produzidas. Além disso, provoca-nos a pensar sobre os desafios relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, aos sujeitos surdos, uma vez que ainda estamos presos a um “paradigma ouvintista” do ensino do Português. Assim, o livro reúne reflexões importantes que têm muito a contribuir com todos aqueles e aquelas que atuam, militam ou querem aprender mais sobre o campo da educação de surdos, em especial em relação ao ensino da leitura e da escrita.
Ele aborda um tema tão complexo quanto necessário: o ensino da leitura e da escrita na educação de pessoas surdas. A publicação reúne textos de diferentes autores que nos provocam a pensar práticas e concepções a respeito do trabalho com a Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, dando-nos pistas e ajudando a refletir sobre modos e abordagens de trabalho com estudantes surdos.
O livro é uma leitura indispensável para quem vive o cotidiano da Educação de Surdos e o desafio de trabalhar o Português com esses sujeitos. Traz experiências práticas e reflexões teóricas que abrem possibilidades de repensarmos nossos modos de compreender o fazer pedagógico com os estudantes surdos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.