17 de dezembro de 2018

Perguntas frequentes

1. Por que o curso de Libras oferecido pelo Libras Tudo possui 6 níveis?

A partir de 2020, os Cursos de Libras oferecidos por nós passaram a seguir o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR, 2001), um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma, ou seja, quão bem você fala e entende uma língua estrangeira. Ele define seis níveis de domínio em uma língua estrangeira: A1 (Iniciante), A2 (Básico), B1 (Intermediário), B2 (Independente), C1 (Avançado) e C2 (Fluente). Percebemos que apenas 3 níveis não são suficientes para garantir que o aluno alcance a fluência na língua.

2. O curso é EAD?

Sim, temos turmas com aulas totalmente on-line, ao vivo, pela plataforma Zoom.

3. Qual a duração média de cada nível?

Cada nível dura de 5xmeses a 7 meses a depender da carga horária semanal.

4. Qual a idade mínima para fazer o curso de Libras?

14 anos.

5. Posso me matricular em uma turma e assistir aula em outra?

Não. A sua matrícula é válida apenas para o dia e horário que você se matriculou.

6. Se eu precisar trancar o curso?

Considerando o curto período de duração do curso, não será permitido o trancamento de matrícula pelo aluno, devendo este optar, caso esteja impossibilitado de prosseguir, pelas modalidades de CANCELAMENTO ou DESISTÊNCIA. Caso o CANCELAMENTO seja solicitado antes do início das aulas e da assinatura do CONTRATO, será devida uma TAXA DE CANCELAMENTO do curso proporcional a 50% do valor do curso, a ser paga pelo CONTRATANTE ou descontado da forma de pagamento escolhida no ato da matrícula. Caso o CANCELAMENTO seja feito após o início das aulas, além da TAXA DE CANCELAMENTO do curso, será devido o valor proporcional ao período de transcurso das aulas. Em caso de CANCELAMENTO após o transcurso de mais de 1/3 (um terço) das aulas programadas, não haverá devolução do valor pago pelo curso, sendo o CANCELAMENTO considerado como mera DESISTÊNCIA.

7. Posso escolher o nível que desejo cursar?

Não. A ordem única e permitida é Iniciante, Básico, Intermediário, Independente, Avançado e Fluente. Caso você tenha estudado em outra instituição, deverá apresentar o certificado de conclusão dos cursos realizados com os conteúdos e carga horária mínima de 60h para verificarmos a equivalência com nossos níveis.

8. Cursei a disciplina Libras na faculdade, posso eliminar o 1º nível?

Não. Disciplinas de Libras no Ensino Superior possuem ementa, conteúdos, metodologia, objetivos e número de alunos diferentes dos cursos oferecidos em Cursos de Idiomas. Normalmente, são disciplinas muito teóricas e de curta duração enquanto, em nosso curso, as aulas são voltadas para a prática e possuem carga horária total de 80h.

9. Que formação eu tenho após terminar os 6 níveis?

Esse não é um curso de formação. É semelhante a um curso de idiomas como inglês, espanhol, italiano etc. Ao concluir o curso, você será uma pessoa bilíngue, ou seja, alguém que se comunica em duas línguas: Língua Portuguesa e Libras.

10. Após concluir os 6 níveis, me torno intérprete de Libras?

Não. Para ser intérprete de Libras, não basta ser bilíngue (Libras/ Português). É necessário conhecimento técnico adquirido em um curso de formação para Tradutor e Intérprete de Libras, nível técnico ou de extensão universitária; ou no curso de Bacharelado em Letras/ Libras.

11. Após concluir os 6 níveis, posso dar aulas de Libras?

Não. Para ser professor de Libras, além de ser bilíngue (Libras/ Português), você deverá fazer um curso de formação para Instrutor de Libras, nível técnico ou de extensão universitária; ou o curso de Licenciatura em Letras/ Libras.

12. O certificado é reconhecido pelo MEC?

O Curso de Libras enquadra-se na categoria de Curso Livre. Cursos Livres são aqueles que atendem a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97, cursos que visam agregar, atualizar e aperfeiçoar conhecimentos dos estudantes não precisam ser reconhecidos ou aprovados pelo MEC.

Compartilhar